Possuo um Apple Macbook Pro de 2014, que adquiri usado à alguns anos.
Tem sido usado com OSX durante estes anos, mas as ultimas versões já não suportadas neste equipamento. Sendo no entanto um equipamento ainda muito válido, decidi que seria a hora de instalar linux, sendo aliás o sistema operativo que prefiro usar, apesar de estar consciente que iria deixar de poder usar a webcam deste equipamento.
Existe alguma informação e drivers que se podem compilar, mas de experiências anteriores, nomeadamente num Macbook de 2015 que possuí anteriormente, na altura não era muito estável. Não é algo que na utilização que pretendo dar a este equipamento, me vá fazer falta.
Como atualmente tenho usado a distribuição Pop!_OS noutros equipamentos, decidi que iria testar a instalação neste portátil.
A instalação é relativamente simples, principalmente se o objetivo for ter apenas o linux instalado, como é o meu caso.
Os problemas vieram após a necessidade de configurar os drivers do wireless. Para resolvermos essa questão, facilitará a tarefa se tiverem um adaptador USB para ethernet.
Nesta altura devem estar já a pensar para que precisam do adaptador ethernet!! Bem… é que o portátil não tem uma porta ethernet e o wireless não vai ficar a funcionar após a instalação, assim para posteriormente instalarmos os drivers do wireless, nomeadamente para clonarmos o repositório do github, vamos precisar do mesmo para ligarmos o equipamento à rede e facilitar a tarefa.
Na internet, encontram-se muitos guias a explicar como se instalam os drivers wireless, em várias distribuições. No entanto, o Pop!_OS na versão 22.04, à data em que instalei, já estava a usar o kernel 6.0.2-76060002-generic e o driver não é compilado para esta versão.
Depois de alguma pesquisa, encontrei este repositório https://github.com/antoineco/broadcom-wl com os patchs necessários para funcionar com dkms, com esta versão do kernel.
O dkms, irá compilar os drivers de cada vez que numa atualização o kernel seja atualizado, evitando que tenhamos de o fazer manualmente de cada vez que a atualização ocorra.
Assim devem seguir os passos seguintes.
Abrem um terminal e começamos:
sudo su
cd /usr/src
git clone https://github.com/antoineco/broadcom-wl
dmks add broadcom-wl
dkms build -m broadcom-wl -v 6.30.223.271
Se tudo correr bem, vamos alterar o ficheiro /etc/modprobe.d/blacklist.conf, para evitar que sejam carregados os modulos (drivers) com os quais o modulo wl, entra em conflito. Para isso abrem o ficheiro com um qualquer editor de texto e colocam as seguintes linhas:
blacklist ssb
blacklist bcma
blacklist b43
blacklist brcmsmac
Para verificarmos a compilação do módulo executamos:
dkms status
Pelo resultado verificamos que o modulo está compilado, mas não instalado, assim temos que fazer:
dkms install -m broadcom-wl -v 6.30.223.271
Podemos carregar manualmente o módulo com:
modprobe wl
Para que o mesmo seja carregado sempre que iniciamos o computador, no ficheiro /etc/modules vamos acrescentar a seguinte linha:
wl
No final de tudo isto, ficaremos com o nosso macbook pro, pronto para ainda trabalhar mais uns anos, com um sistema operativo atualizado.
De referir que este artigo foi escrito no meu Macbook Pro no seu total esplendor com o Pop!_OS 22.04.
Photo by Olena Sergienko on Unsplash